• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Venda de carne bovina não reflete "vaca louca"


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 08h43

As exportações de carne bovina "in natura" não refletem os efeitos da suspensão de importações feita por alguns países devido ao caso atípico de vaca louca registrado no país.


As vendas externas do Brasil de carne bovina já somam 54 mil toneladas nas três primeiras semanas deste mês.


Mantido o ritmo atual, as exportações devem chegar a 90 mil toneladas até o final do mês.


Se for concretizado, esse volume vai superar em 45% as exportações de janeiro do ano passado e em 8% as de dezembro último, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (21/1) pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior).


A maioria dos países que impuseram barreiras totais à carne brasileira não importa o produto "in natura" e tem pouca presença nas compras do produto industrializado. São os casos da Coreia do Sul e do Japão.


A carne suína também mantém aumento no volume exportado deste mês, embora em ritmo bem menor do que o recorde de meados do segundo semestre.


A média diária de exportações divulgada nesta segunda-feira (21/1) pela Secex indica que as vendas deste mês devem atingir 37 mil toneladas de carne "in natura".


No mês passado, foram exportadas 32 mil toneladas, enquanto em janeiro de 2012 o volume atingiu 31 mil toneladas. Os dados se referem apenas às carnes "in natura".


A avicultura segue a tendência de queda nas exportações neste mês, mesmo comportamento que o setor já vinha registrando nos últimos meses.


O volume de carne "in natura" a ser exportado neste mês deverá ficar em 264 toneladas, ante 314 mil em dezembro e 294 em janeiro de 2012.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 22 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja